nosso
blog

Sustentabilidade urbana: o que faz ela ser tão importante?

2 meses atrás

A pegada ecológica vem ganhando força no ambiente urbano e até torna-se necessária pensando na preservação do meio ambiente e na aproximação das pessoas ao meio natural, que tem sido degradado em nome do progresso das cidades.

O crescimento e avanço da sociedade é necessário e inevitável, mesmo que muito disso possa prejudicar o meio ambiente. Mas diante disso, torna-se uma responsabilidade pensar em formas de criar e preservar espaços ecológicos em meios urbanos.

Trazer essa ideia para o meio urbano relaciona todos os âmbitos de uma cidade,  desde o  transporte até a construção de novas edificações. Pensar em sustentabilidade urbana é analisar conjuntos de ações que podem preservar e cuidar daquele meio, proporcionando, consequentemente, a possibilidade da população se manter próxima ao natural. Essa preservação deve ser estimulada para conscientizar toda a comunidade por meio de ações simples e diárias.

Mas onde a sustentabilidade está presente nos espaços urbanos?

Coleta seletiva: tem grande influência do comportamento das pessoas que fazem o descarte. Através da coleta seletiva, é possível fazer a reciclagem do lixo. Além disso, a passagem do caminhão de coleta ajuda a evitar extravio das lixeiras e a sujeira acumulada nas ruas.

Biocombustíveis: fontes de energia com caráter sustentável. Os biocombustíveis são mais limpos e assim poluem menos o ar, o que evita a emissão de outros gases mais negativos.

Edifícios verdes: esse tipo de edificação é estudada e planejada para causar menos impacto no meio ambiente. São necessários seguir alguns requisitos para que um prédio seja considerado verde”, aspectos relacionados ao ar, água, fontes de energia, higiene, material dos móveis, etc.

Por que a sustentabilidade urbana é tão importante?

Todos sabemos que a natureza é o maior bem do ser humano, sem ela a espécie não sobrevive, e esse já é um bom motivo que destaca sua importância. A degradação desse bem, que se dá com o crescimento e constante evolução da sociedade, é um risco para a nossa qualidade de vida e principalmente das futuras gerações. Apesar de ser um grande desafio, é necessário ter consciência
sobre os riscos que a degradação do meio ambiente causa e assim tomar atitudes que possam evitá-los.